APRENDENDO A FAZER POLENTA/POLENTA FRITA E ANGU/SOPA
Polenta
1 xícara (das de chá) de flocos de milho pré-cozido ou farinha de milho (fubá)
2 e 1/2 xícaras (das de chá) de água fria
1 colher (das de chá) de sal ou a gosto
1 colher (das de sopa) de azeite de oliva ou óleo de sua preferência - se quiser, pode substituir por 1/2 colher (das de sobremesa) de manteiga ou margarina (com ou sem sal).
Coloque todos os ingredientes numa panela, de preferência antiaderente, em fogo baixo e mexa até engrossar e soltar um pouco do fundo da panela. Com os flocos de milho pré-cozido não há necessidade de continuar no fogo após adquirir a consistência. Se for fubá, após adquirir o ponto, é conveniente deixar por mais alguns minutos (aprox. por 5 minutos) com a tampa semifechada para não espirrar, mexendo de vez em quando.
Coloque um pouco de molho de tomate de sua preferência no fundo de um recipiente de vidro ou porcelana, a polenta e o restante do molho por cima. Polvilhe com queijo parmesão ralado se assim preferir.
Polenta frita
1 xícara (das de chá) de flocos de milho pré-cozido ou farinha de milho (fubá)
1 xícara (das de chá) de água fria
1 colher (das de café ou 1/2 colher das de chá) rasa de sal ou a gosto
Se for preparar na Air fryer, adicione 1/2 colher (das de café) de azeite de oliva ou óleo. Se for fritar em óleo numa frigideira, não há necessidade.
Coloque os ingredientes numa panela, de preferência antiaderente, e leve em fogo baixo mexendo até engrossar e aparecer o fundo da panela. Apague o fogo, despeje num refratário alisando bem por cima com uma espátula e espere esfriar completamente. Se preferir, tampe com filme plástico e leve ao refrigerador (não no congelador) por algumas horas depois de frio. Corte do jeito que preferir, passe cada pedaço no floco de milho ou farinha de rosca para empanar e frite em óleo não muito quente. Se for preparar na Air fryer, apenas pincele com azeite ou óleo toda a superfície para não grudar e por cima de cada pedaço colocando para assar por aproximadamente 20 minutos (de acordo com sua preferência, se prefere mais ou menos dourado) em temperatura média. Não se esqueça de aquecer antes a frigideira elétrica.
Angu ou sopa de fubá (receita básica)
1 xícara (das de chá) de flocos de milho pré-cozida ou farinha de milho (fubá)
4 xícaras (das de chá) de aǵua fria (se quiser mais líquida, coloque 6 xícaras ou mais)
1 colher (das de sobremesa) rasa de sal ou a gosto
2 colheres (das de sopa) de azeite de oliva ou óleo
1 a 2 ovos
1 dente de alho médio picadinho (opcional)
1 colher (das de sobremesa) de cebola picadinha (opcional)
Salsinha, cebolinha, alho-poró picadinhos (opcional)
Coloque os 5 primeiros ingredientes numa panela, de preferência antiaderente, e leve ao fogo baixo mexendo até ferver. Se quiser, pode deixar cozinhando por mais alguns minutos mas com tampa para não espirrar. Se for usar o fubá, deixe por mais tempo, mas mexendo de vez em quando. À parte, frite rapidamente em pouco óleo (aproximadamente 1 colher das de sopa) o alho, a cebola e os demais temperos bem picadinhos e despeje no angu/sopa. Mexa bem e sirva.
Há quem faça esse angu/sopa com uma série de outros ingredientes e temperos como linguiças, carnes, frango, verduras, legumes, macarrão, cúrcuma, coentro, pimenta, mostarda, etc, mas a sopa de fubá ou angu tradicional simples fica muito mais saboroso.
Obs. : A farinha de milho (fubá) leva um pouco mais de tempo para cozinhar do que o flocos de milho pré-cozido, pois a farinha é crua e pode necessitar de mais água para o cozimento. As receitas aqui apresentadas foram feitas com flocos de milho pré-cozido.
Comentários
Postar um comentário