BISCOITINHOS DE NATA SIMPLES
Ingredientes:
1 pote de nata - aprox. 300g (vendido em supermercado)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente - aprox. 15g
1 xícara (chá) de açúcar demerara ou xilitol
1 pacote de amido de milho - 500g
* Coco ralado ou canela em pó ou cacau em pó ou café solúvel ou essência de baunilha ou raspas de laranja ou limão (de 1 a 2 colheres das de chá ou das de sopa dependendo do ingrediente) opcionais*
Farinha de trigo com fermento até dar o ponto de enrolar (pode substituir por polvilho doce ou farinha de arroz ou farinha de coco ou farinha de aveia - para quem tem alergia ou intolerância ao glúten)
Modo de fazer:
Misture bem a nata com a manteiga e o açúcar. Acrescente o amido de milho de preferência, peneirado. * Caso queira incrementar com cacau em pó ou coco ralado (seco ou fresco) ou canela em pó ou café solúvel ou essência de baunilha ou raspas de laranja ou limão, acrescente agora e misture muito bem*. Junte por último a farinha de preferência também peneirada até dar o ponto de enrolar. Guarde a massa na geladeira em filme plástico dentro de uma vasilha por meia hora no mínimo antes de moldar os biscoitinhos. Faça no formato que preferir. Se quiser que fiquem redondinhos, estique a massa numa espessura média, com um rolo e corte com a boca de um copo que pode ser mini, médio ou grande de acordo com o tamanho desejado. Ponha numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno médio preaquecido até ficarem secos (em média 30 minutos, dependendo do seu forno). Deixe no forno mesmo depois de desligado até que esfrie completamente para então desinformar com uma espátula. Guarde numa vasilha de metal bem tampados para que conservem mais sequinhos.
Dicas:
Se não quiser que fiquem douradinhos, mas meio branquinhos, não deixe muito tempo no forno e na hora do preparo, use xilitol ou açúcar refinado (nesta última opção, basta 3/4 de xícara de açúcar refinado).
Para quem gosta, depois de modelados pode colocar por cima, pedacinhos de chocolate meio amargo ou goiabada, ou pedacinhos de nozes, cerejinha, uvas passas, enfim o que sua imaginação permitir. Eu particularmente prefiro o mais simples possível.
Se não for possível fazer toda a massa no mesmo dia, pode conservá-la na geladeira em filme plástico e dentro de uma vasilha por até 24 horas.
Comentários
Postar um comentário