BOLINHOS DE BACALHAU

INGREDIENTES DA MASSA:

3 batatas Asterix médias ou se preferir, batata baroa (mandioquinha) ou inhame

Sal a gosto

1 ovo

*Farinha de trigo ou farelo de aveia o suficiente para dar liga (opcional, pois pode ser feito somente com a batata, inhame ou mandioquinha)

INGREDIENTES DO RECHEIO:

1 peça média de bacalhau Zarbo - com pele (opcional)

1 cebola picadinha

4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem

Salsinha e cebolinha picadinhos (cheiro-verde)



PREPARO DO RECHEIO:

Dessalgue o bacalhau lavando-o antes em água corrente para retirada dos cristais de sal.

Coloque numa vasilha e cubra-o com água fria. Tampe e deixe na geladeira por aproximadamente 8 horas. Após esse período, jogue a água fora e repita o processo, deixando por mais 10 ou 14 horas. Jogue a água fora e prove. (Quanto mais tempo permanecer na água o bacalhau, menos troca exigirá). Leve numa panela com água fervente e cozinhe em fogo médio por até 15 minutos. Apague o fogo e só retire da água quando estiver morna para fria. Retire a pele e as espinhas, pique a carne com as mãos e coloque numa vasilha. Coloque o azeite numa panela e a cebola picadinha e refogue bem. Acrescente o bacalhau picado. Refogue mais um pouco e coloque a salsinha e cebolinha picadinhos (previamente higienizados), misturando tudo muito bem.  Reserve.

PREPARO DA MASSA:

Descasque as batatas ou inhame ou mandioquinhas, corte-as ao meio e cozinhe em aǵua e sal na panela de pressão por uns 5 a 10 minutos. Retire as batatas cozidas da água com uma escumadeira e passe-as pelo espremedor ou amasse-as com um garfo ainda quentes. Junte o ovo batido. Misture bem e vá acrescentando a farinha de trigo (ou farelo de aveia) até dar o ponto se essa for sua opção. - Se não for utilizar nenhuma farinha, não coloque o ovo na massa! -  Deixe descansar um pouquinho antes de abrir a massa. Divida a massa em quatro partes. Não se esqueça de polvilhar a superfície com farinha (ou aveia) ou um pouquinho de óleo nas mãos, para que não grude. Com auxílio de um pote redondo de uns 15 cm de diâmetro vá cortando a massa para que fique redonda. Abra-a com um rolo antes. A massa não deve ficar nem fina nem grossa demais. Coloque 2 colheres do recheio e feche a massa formando os bolinhos em formato de cilindro. Caso queira fritá-los, passe-os num ovo batido e depois na farinha de rosca. Caso prefira fritá-los na frigideira elétrica, preaqueça antes. Coloque papel alumínio, pincele com azeite o papel colocando os bolinhos na cesta e pincelando-os por cima também com um pouquinho mais de azeite. Feche a frigideira e frite-os por 10 minutos a 200º. Vire-os e frite-os por mais 10 minutos ou até que fiquem coradinhos. Se não for usar farinha ou aveia na massa, apenas modele nas mãos.

Obs.: Não é necessário colocar gelo na água onde o bacalhau vai ser dessalgado, mas somente colocar em geladeira. Se o clima estiver muito frio, não é necessário.Também não há necessidade de permanecer tantas horas exatas para a troca de água nem o número de vezes exatos, bastando apenas trocar a água mais de uma vez e ir experimentando até que fique no ponto certo. Cuidado para não dessalgar totalmente! (tempo mínimo para troca de água: 2 horas. Tempo máximo: 14 horas) Se quiser comprar o bacalhau sem pele, melhor, mas com a pele, é melhor removê-la depois de cozida, para facilitar.

Tipos de Bacalhau



O Cod (Cod Gadus Morhua) é considerado o bacalhau mais nobre. É conhecido como o tradicional bacalhau do Porto e também o mais caro. Possui as postas largas, altas e com uma coloração palha e uniforme quando salgado e seco. É encontrado nas profundezas do oceano. A segunda versão e um pouco mais em conta, é o Cod Gadus Macrocephalus. A diferença está também na coloração levemente mais clara e na textura, não se desfazendo em lascas, mas podendo ser desfiado com facilidade.

O Saithe é de sabor mais forte. A carne é macia e desfia com muito mais facilidade.

O Zarbo é o menor, claro e com textura mais firme. Não é o autêntico mas serve para vários preparos, inclusive para bolinhos e com custo bem menor; e no sabor, bem parecido com o Cod.

O Ling que é o tipo mais fino e mais comprido é ideal para grelhados por ser mais resistente.






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas