CARNE DESFIADA AO MOLHO DE CHAMPIGNONS
Ingredientes
300g de lagarto bovino sem gordura
Sal a gosto
Vinagre branco (aproximadamente duas colheres das de sopa)
1 pimentão médio cortado em tirinhas
150g de azeitonas sem caroço picadas (deixadas previamente de molho em água filtrada para retirar o excesso de sal - por aproximadamente 1 hora)
1/2 cebola
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
Cheiro verde a gosto (previamente lavado e deixado de molho em água e vinagre ou hipoclorito de sódio conforme instruções da embalagem)
Ingredientes para o molho
6 a 8 tomates tipo italiano maduros sem pele e sem sementes picadinhos
1/4 de cebola picadinha
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
Sal e orégano desidratado (ou manjericão fresco ou desidratado) a gosto
Cheiro verde a gosto
Sal a gosto
1/2 colherinha (café) rasa de açúcar ou adoçante (que vá ao fogo), para neutralizar a acidez.
1 xícara (chá) rasa de champignons fatiados (em conserva ou frescos) - opcional. Você também pode substituir por alcaparras em conserva não se esquecendo de dessalgar antes.
Preparo do molho
Refogue os tomates no azeite e cebola até desmanchar junto com os demais ingredientes. Se precisar, coloque só um pouquinho de água fervente. Só coloque o cheiro verde (se for colocar) por último para não perder o gosto.
Preparo da carne
Corte em cubos o lagarto e tempere com sal e vinagre. Leve ao fogo com água até cobrir, em panela de pressão de 30 em 30 minutos até cozinhar - dependendo da peça, a carne pode levar em média 1 hora e 30 min. para ficar macia. Depois de cozida, deixe o restante da água evaporar na panela sem a pressão. Retire da panela e deixe esfriar. Desfie a carne e reserve. Numa panela de tamanho médio, refogue a cebola no azeite e o pimentão vermelho picado, mexendo até ficar levemente macio. Se quiser, acrescente um pouco de sal. Acrescente a carne já desfiada, depois as azeitonas mexendo sempre em fogo médio. Tampe um pouco a panela por alguns minutinhos e acrescente o molho já pronto. Por fim, o cheiro verde picadinho. A receita não pode ficar nem muito seca nem muito suculenta. Esta carne pode ser servida no pão, junto com purê de batata ou inhame, arroz ou o que sua imaginação permitir.
Comentários
Postar um comentário