DICAS PARA FAZER UM FEIJÃO SIMPLES E BEM FEITO

Se você já tentou fazer um feijão com caldo mais encorpado ou com sabor especial e não conseguiu, veja então essas dicas :

Compre sempre o feijão tipo 1 e verifique a validade.
Após aberto o pacote, mantenha a embalagem bem fechada e se possível, dentro de um pote por até 3 meses. Assim se evita que o feijão receba umidade desnecessária e perca seus nutrientes.

Verifique a marca do produto. Isso interfere bastante no resultado final.



Ingredientes:
1 xícara (chá) de feijão carioca 
Água fervente o suficiente para cobrir os grãos (3 cm aprox. acima)
1 colher (chá) rasa de sal
1 colher (sopa) de óleo, banha suína de boa qualidade ou azeite de oliva
1 colher (chá)  de alho fresco picado ou alho desidratado ou em pó
1 colher (chá) de cebola desidratada ou em pó (opcional)
1 colher (chá) de louro em pó

Escolha sempre o feijão antes de lavar, retirando os feijões enrugados, escuros, com buraquinhos,  quebrados ou partidos ao meio.
Após lavá-los  em água corrente, cubra-os com água fervente, deixando-os de molho por no mínimo 1/2 hora e no máximo, 12 horas. Após esse prazo não há necessidade.

Na hora de preparar, jogue a água fora, lave-os em água corrente, escorra e coloque os grãos na panela de pressão, cobrindo com água fervente 3 cm acima dos grãos e sem nenhum tempero. Verifique depois de fechada, se a panela está funcionando bem. A panela de pressão não deve estar com a borracha solta, frouxa ou desgastada, a válvula de segurança ao lado deve estar bem encaixada  e o pino central não deve estar entupido ou rachado. Depois de bem fechada a panela, o pino deve chiar em alguns minutos  e depois se movimentar vagarosamente, saindo vapor pelos furos do mesmo e não pelas bordas da tampa. Ponha em fogo alto até que pegue a pressão (quando o pino chia e começa a se movimentar). Depois, abaixe o fogo e deixe  por 30 minutos. Apague e espere que a panela pare de chiar completamente antes de abri-la.

Depois de aberta a panela, verifique como os grãos estão. Coloque então o sal, o alho fresco ou desidratado, a cebola desidratada ou em pó (opcional) e o óleo, a banha suína ou o azeite e mexa bem. Acrescente louro em pó e acrescente mais um pouco de água se necessário. Se precisar, feche a panela novamente, espere que pegue a pressão e conte 5 minutos em fogo baixo. Se estiver já cozido o feijão, deixe a panela destampada em fogo baixo por mais 10 minutos e apague.

Um conselho importante: Se for temperar o feijão com cebola fresca picadinha, ele não durará por muito tempo mesmo na geladeira, a menos que esteja num tempo rigorosamente  frio. Mesmo assim, ele pode perder o gosto mais rapidamente. Prefira a cebola desidratada ou em pó.
Sempre retire o feijão da panela de pressão e passe para outra panela ou recipiente para guardar na geladeira.

Dica 1

Se você esqueceu de apagar o fogo e sentiu cheiro de queimado ao cozinhar o feijão, retire a panela do fogo com cuidado o mais depressa possível e coloque a panela dentro da cuba da pia, molhando gradativamente com água por cima do pino, afastando o rosto do vapor, até que pare de chiar. Destampe a panela devagar, mantendo distância. Se realmente o feijão tiver pegado no fundo, retire somente a parte que não queimou e coloque em outra panela. O que ficou no fundo, descarte. O feijão não ficará com gosto de queimado.

Dica 2

E se você salgou demais o feijão, coloque uma batata média ou grande cortada dentro e mais um pouco de água fervente colocando novamente para cozinhar na pressão por alguns minutos. Retire a batata cortada do feijão e aproveite-a para outra finalidade. A batata absorverá grande parte do sal do feijão.

Dica 3

Você pode dobrar, triplicar ou quadruplicar a receita como quiser ou até mesmo diminuir. E se quiser congelar, coloque o feijão já cozido, sem tempero e frio em potes de vidro ou plástico próprio com tampas que fiquem bem fechadas. Coloque no freezer. Quando quiser utilizar, retire do freezer à noite e coloque dentro da geladeira até o dia seguinte. Depois retire da geladeira e coloque numa panela de pressão com os temperos.
No freezer (-18ºC) a duração é de aprox. 3 meses.  Se for congelador simples  (- 6ºC)  a duração é bem mais curta: aprox. 1 mês.

Comentários

Postagens mais visitadas