DICAS DE COMO FAZER UM BOLO BEM-FEITO
Se você já tentou fazer um bolo e não saiu como gostaria, veja essas dicas maravilhosas!
FARINHA, CHOCOLATE EM PÓ, FUBÁ, AMIDO DE MILHO, AVEIA, ETC:
Qualquer farinha, seja ela qual for, dentre outros ingredientes em pó, devem estar dentro da validade. Ao serem abertos, devem ser armazenados em ambiente seco, arejado e bem fechados por até 30 dias. Você até pode utilizar após esse prazo, mas o bolo não ficará tão bom. Caso queira peneirá-los, melhor. Se não puder, não tem tanta importância. E sempre coloque esses ingredientes aos poucos, nunca de uma vez. Muito cuidado também com a quantidade desses ingredientes. Deve ser sempre proporcional ao preparo, nem demais nem de menos.
FERMENTO QUÍMICO:
O mesmo conselho para a validade, se dá para o fermento que irá ser utilizado. Mas uma dica muito valiosa, é antes de utilizá-lo novamente, colocar um pouquinho em um recipiente e acrescentar um pouco de água à temperatura ambiente ou levemente morna. Se o fermento fizer espuma rapidamente, estará ainda pronto para uso. Caso contrário, não o utilize. Se o fermento estiver bom, não importa se ele for colocado no final ou no meio da receita. O bolo vai crescer do mesmo jeito. Só não vale bater ao acrescentar na massa!
OVOS, MANTEIGA, MARGARINA E LÍQUIDOS EM GERAL:
Devem estar em temperatura ambiente ou levemente mornos. Se estiverem gelados, não terão a mesma eficiência. Os ovos devem ser abertos separadamente a fim de evitar que caiam algumas casquinhas. Para saber se estão bons, mergulhe-os numa vasilha com água à temperatura ambiente. Eles não devem boiar. Se boiarem, estarão podres. Outra dica: se os ovos estiverem meio cinzentos e/ou com rachaduras mesmo pequenas, muito leves ou meio pesados desconfie, mesmo não tendo boiado na água! Os ovos também devem estar rigorosamente dentro da validade!
CLARAS DE OVOS
Sempre que for usar ovos na massa de um bolo, prefira separar as gemas das claras e colocar as claras em neve (até ficarem bem consistentes) no final do preparo.
SEPARAR INGREDIENTES SECOS DOS LÍQUIDOS:
Se for começar com os ingredientes líquidos, prefira bater bem com colher de pau ou batedeira em velocidade baixa ou média. Depois, vá acrescentando aos poucos os ingredientes secos como açúcar ou adoçante, dentre outros secos (chocolate, aveia ou fubá por exemplo) e continue batendo. Ao acrescentar a farinha (seja ela qual for), o fermento e as claras em neve (se houver), tire da batedeira e apenas mexa sem bater, mas misturando muito bem, em várias direções. Se for iniciar o bolo com os ingredientes secos primeiro, incluindo a farinha, evite bater desde o início. Só mexa.
EVITE:
Ao iniciar a receita, evite deixar que outra pessoa continue para você. Siga com a receita até o final. E já separe todos os ingredientes antes de preparar a massa para não ter que parar no meio da receita.
FORMA:
Se você for fazer um bolo com poucos ingredientes, sempre utilize uma forma bem pequena. Caso queira utilizar uma forma maior, aumente a receita, duplicando ou triplicando os ingredientes. Ex.: 2 ovos, 1 colher de manteiga, 1 xícara de açúcar, 2 de farinha, duplicando para 4 ovos, 2 colheres de manteiga, 2 xícaras de açúcar, 4 de farinha, etc. A forma sempre deve ser do tamanho proporcional à quantidade da massa. Isso é de extrema importância para que o bolo não fique muito abaixo da forma utilizada. No máximo, faltando 3 cm para encher. E não se esqueça de untar a forma com margarina, óleo ou manteiga uniformemente e polvilhar com farinha ou outro ingrediente seco. Se for utilizar formas de silicone ou mesmo antiaderente (e estiver intacta, sem riscos), não se faz necessário untar. A forma de silicone deve sempre ficar dentro de uma outra forma de metal e que caiba dentro dela. Mas atenção, algumas formas de silicone não são nada boas e podem queimar o bolo por baixo mesmo estando clarinho por cima além de grudarem, por isso sempre opte por uma de qualidade. As de qualidade costumam ser mais rígidas e um pouco mais caras que as sem qualidade.
TEMPERATURA DO AMBIENTE:
Se estiver o tempo muito frio ou com ventania, não deixe janelas e portas abertas enquanto estiver assando o bolo para não ocorrer choque térmico.
FORNO:
Sempre preaqueça o forno por pelo menos 15 minutos em temperatura média e nunca alta (200 º aproximadamente ) antes mesmo de preparar a massa para assar. Depois, abaixe o forno após 15 minutos com a massa dentro. Nunca coloque a forma no assoalho do fogão sem a trempe. Esta deve estar no mínimo na primeira altura do forno. Também, não se deve abrir a porta do forno antes de completar 20 minutos. E ao abrir a porta do forno, abra e feche bem devagar. Coloque a forma de preferência no centro, para que receba o calor por igual. Uma dica para visualizar o bolo sem precisar abrir o forno, é usar uma boa lanterna que pode ser do seu celular mesmo. O forno também conta ponto e muito! Se ele for muito velho (geralmente após 5 anos) ou de qualidade bem inferior, o bolo pode crescer bem pouco e murchar depois. Não deixe o bolo dourar totalmente para apagar, mas quando estiver dourando, espetar um palito de madeira para verificar se está seco ou consistente. Não use utensílios metálicos para espetar.
GÁS:
Verifique se tem gás suficiente para assar um bolo. Caso ele esteja no fim, dependendo do forno ele pode apagar no meio do tempo e não ficará bom.
MASSA MACIA:
Para que a massa fique mais macia, é importante acrescentar óleo ou manteiga na receita. Não deixe a massa nem líquida nem espessa, mas que fique homogênea. Outra dica é usar uma colherzinha rasa de bicarbonato de sódio na massa, e no final do preparo, essência de baunilha ou rum ou raspadinhas de limão ou laranja. Dá um sabor especial!
DEPOIS DE ASSADO:
Após assado, retire o bolo do forno somente quando estiver morno, colocando-o em cima do fogão e com um guardanapo limpo por cima. Desenforme depois de frio, usando se necessário, uma espátula de plástico nas bordas antes.
Agora é só apreciar o seu bolo com sua família ou seus convidados!
Comentários
Postar um comentário